segunda-feira, 25 de abril de 2011

EXERCÍCIO FOTOGRÁFICO

O exercício fotgráfico proposto, tem  dois objetivos: o primeiro, é fazer  três fotos, sendo cada uma, com o mesmo ISO e abertura do diagragma (F), variando apenas a velocidade/tempo de exposição; o segundo, é fazer também três fotos com o mesmo ISO e velocidade/tempo de exposição, sendo que a variação agora é do F (abertura do diagragma). Deve-se comentar as variações encontradas. 


Foto 1 - ISO 400; F=16 e tempo de exposiçÃo 1/2,5


Foto 2 - ISO 400; F=16 e tempo de exposição 1/500


Foto 3 - ISO=400;F=16 e tempo de exposição 1/4000

COMENTÁRIO: Comparando-se as fotos 1, 2 e 3, verifica-se que a foto 1 ficou "borrada", em função do tempo de exposição ser muito longo (mais tempo para captar a luz); a foto 3, ficou muito escura em função de tempo de expoição ser  muito curto (pouco tempo para captar a luz). A foto 2 ficou em poição intermediária, no entanto, o tempo de expoição poderia ser um pouco mais longo.

Foto 4- ISO 400; F=3,8 e tempo/velocidade de exposição 1/125

Foto 5 - ISO 400; F=16 e tempo/velocidade de exposição 1/125

Foto 6- ISO 400; F=25; tempo/velocidade de exposição 1/125

COMENTÁRIO: Nas fotos 4, 5 e 6, houve variações da abertura do diafragma, sendo  máxima  na Foto 4 e  mínima, na foto 6. Observa-se que a foto 4, ficou um pouco mais clara e a Foto 6, mais natural. A Foto 5, ficou em posição intermediária.Nota-se discretamente, a influência da quantidade de luz que penetrou na câmara. Mantendo-se o ISO em 400 e  o tempo/velocidade de exposição em 1/125, e variando-se apenas a aberutra do diafragma, não ocorreram grandes variações nas fotografias, como foi observado nas Fotos 1, 2 e 3, onde o tempo/velocidade de exposição, tiveram maior amplitude.


quarta-feira, 6 de abril de 2011

COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA - ENQUADRAMENTO



A composição fotográfica tem como finalidade, dispor os elementos plasticamente, arumando os objetos em cena. O Enquadramento- um dos elementos fotográficos - pode ser feito em três planos: aberto, médio e fechado. Dentro de cada plano ainda há variações.O exercício da aula de hoje (dia 06/04/2011), foi fotografarmos 8 variações de enquadramento em uma mesma paisagem.

PLANO ABERTO

 Grande Plano Geral (GPG)-  Gerlmente a figura humana não aparece. Optamos por foto panorâmica da cidade de São Félix, tirada com o fotógrafo posicionado do lado oposto do Rio Paraguaçu, na cidade de Cachoeira. (Foto 1)


Foto 1 - Panorâmica da cidade de  São Félix-BA (Grande Plano Geral -GPG)

Para ilustrar o Plano Geral (PG), que se  caracteriza por valorizar o cenário e a figura humana, se aparecer, deve ficar em frente deste, optamos por uma foto de um barco ancorado no rio Paraguaçu, como cenário principal, e a figura humana, em frente, com menos destaque.(Foto 2)


 Foto 2 - Plano Geral, destacando o barco ancorado


PLANOS MÉDIOS

 Plano Conjunto - Situa pessoas em destaque( (até 4), em um ambiente. Escolhemos como ambiente uma barraca que vende pastéis e sucos, situada junto ao rio Paraguaçu, na cidade de Cachoeira-BA. Situa-se duas pessoas neste ambiente.(Foto 3).


Foto 3 - Plano Conjunto

Plano Americano -Caracteriza-se pordestacar uma pessoa (até o joelho). Na foto 4, abaixo, vê-se a figura humana em destaque , em relação a paisagem de fundo (São Félix-BA).


Foto 4 - Plano Americano

Plano Médio -É um tipo de enquadramento onde se pode ter no máximo duas pessoas, sendo estas enquadradas até o limite da cintura (muitomusado no telejornalismo) (Foto 5)




Foto 5- Plano Médio (PM)

PLANOS  FECHADOS

Primeiro Plano (PP) - Neste tipo de plano fechado, a pessoa fica em primeiro plano, destacando-se o rosto e a aproximação da câmara vai até a altura do peito (Foto 6)


Foto 6 - Primeiro Plano (PP)

Close-up -Neste tipo de Plano Fechado, destaca-se as expressões e emoções da pessoa . Observa-se a expressão de alegria da pessoa retratada (Foto 7).


Foto 7 - Close-up


Plano Detalhe (PD) -Dá destaque a algo pequeno. Nota-se na Foto 8, o destaque dom olho, na face da pessoa fotografada.
Foto 8 - Plano Detalhe (PD)




MINHAS FOTOS DO CURSO DE FOTOJORNALISMO